quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

EDUCAÇÃO, ESPIRITUALIDADE E SOCIEDADE

         É com grande alegria e satisfação que anunciamos o início da primeira turma do Curso de Extensão Educação, Espiritualidade e Sociedade.
         Este é um Curso  de Formação de Educadores (professores, orientadores educacionais, gestores, administradores de abrigos, cuidadores, coordenadores de ONG/OCIP, estudantes de graduação e pós-graduação)  que, ao pautar-se na espiritualidade, visa o despertar da consciência humana para as relações transcendentais (reconhecimento da Sacralidade) do Ser Humano com Ele mesmo, com o Outro e com a Natureza. Surge da constatação de que para construirmos um novo modelo de ser humano e de sociedade urge construirmos um novo modelo de formação de educadores. O Curso tem como objetivos centrais:

                                          - Vivenciar a interdisciplinaridade dos fundamentos da educação em articulação com os multifacetados aspectos da espiritualidade humana.
                                           - Reconhecer a pluralidade de caminhos espirituais como contribuição para a formação do educador e fundamento das suas práticas pedagógicas.
                                            - Produzir projetos de práticas pedagógicas inovadoras a serem desenvolvidos nos espaços de atuação profissional.
                                            - Construção de uma Rede de Partilha de Experiências propiciando a continuidade das reflexões em torno de práticas educativas espiritualizadas. 

          Serão três, os Módulos de aprendizagem: 

                             - I- Fundamentos da Educação e Espiritualidade: a construção dos processos educativos formais e não formais com base na Filosofia, Pedagogia, Psicologia, sociologia e Espiritualidade.

                              - II- Desenvolvimento Humano e Espiritualidade: o desenvolvimento humano consigo mesmo, com a sociedade e com o cosmo.

                              - III- Práticas Pedagógicas para o Século XXI: a formação dos educadores, as práticas pedagógicas inclusivas e a didática para a construção da cultura da solidariedade, da ética e da paz.

           Como metodologia teremos: aulas, palestras, vivências, oficinas e debates.
            
           As aulas acontecerão aos sábados das 8 às 12 horas no prédio da Faculdade de Educação da UFF, Campus Gragoatá, e terão duração do dia 10 de março de 2012 ao dia 09 de junho de 2012.

           Investimento: Gratuito.
           Inscrições aqui no Blog (comentários) ou pelos telefones 2629- 2665 ou 9482- 2435.

           Solicitamos que você nos auxilie divulgando para seus amigos e conhecidos.

20 comentários:

  1. Gostaria de me inscrever no curso.
    Meu email é: fernandarybeyro@gmail.com

    obrigada
    Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Dados para inscrição:
    Nome: Aline Cavagnari Caldas
    E-mail: alineccaldas@yahoo.com.br
    Aguardo retorno!!!

    ResponderExcluir
  3. Meu nome Rosane Fernandes Locatelli
    Gostaria de fazer o curso. Email - rosalocatelli@ig.com.br
    Tel: 21 26080378 / 21 91760282

    ResponderExcluir
  4. Simone Barbosa da Silva
    e-mail: phsimoneph@gmail.com
    tel: (21)8180-3668

    ResponderExcluir
  5. Carlos, ainda dá tempo para fazer a inscrição? Se sim.

    Eliane de Freitas Rodrigues Alves
    email: elianefra@gmail.com
    Fone: (21) 2425-1272.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ate´mesmo no dia de início, 10 de março estaremos recebendo inscrições.
      Abço, Carlos Parada.

      Excluir
  6. Olá Prof. Carlos,
    Vc já sabe em que sala do prédio da Faculdade de Educação será o curso???
    Ainda tem vagas para o curso??
    Estou divulgando para pessoas que conheço!
    Vc fará inscrições no dia 10 de março???
    Abçs

    ResponderExcluir
  7. Sim, temos vagas e estamos de braços abertos para recebê-los. Será na sala 301, Bloco D, Faculdade de Educação, Pça São Domingos, Gragoatá (pertinho da Cantareira. Também faremos inscrições no próprio sábado, dia 10/3, se isso se apresentar como necessidade de alguéns.
    Abço, Carlos Parada.

    ResponderExcluir
  8. Olá, professor!
    Ainda posso me inscrever no curso? É que apenas fiquei sabendo do mesmo, hoje. Gostaria muito de fazer.
    Ficarei aguardando retorno seu.
    Dados para inscrição: alexandrafigo@yahoo.com.br ou alexandra.dacostafigueira@gmail.com
    telefones: 21 2637-2728 ou 21 9857-7080

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, professor Carlos.
    No sábado passado, tinha o propósito de comparecer ao curso, aí veio a greve dos rodoviários... o fato é que já não vejo mais sentido em fazer o curso neste momento, por já ter perdido muito aula. Gostaria de saber, se ao término desta turma, vc formará um outro grupo deste curso (tipo uma segunda turma), pois deixo aqui o meu interesse em fazer. Ainda não o perdi. Caso exista esta possibilidade, favor me comunicar, pois, já quero deixar minha inscrição feita com antecedência.
    Atenciosamente,
    Alexandra.
    Maricá, RJ.

    ResponderExcluir
  10. Professor Parada, gostaria muito de participar desse curso de extensão. Só fiquei sabendo de sua existência agora, então , caso tenha uma nova turma no segundo semestre gostaria de participar. Deixo meu e mail para contato:
    drigilio@hotmail.com
    Obrigada
    Adriana Gilo Guzzo Martins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana
      Teremos uma nova turma com início previsto para março 2013, aos sábados pela manhã.
      Abço,
      Carlos Parada.

      Excluir
    2. Como posso fazer a inscrição?
      Gostaria de me inscrever e inscrever o meu marido. Nossos nomes: Adriana Gilio Guzzo Martins e Frederico de Andrade Martins. Fico no aguardo.
      Att
      Adriana

      Excluir
  11. Carlos, por favor, não da pra ter esse curso só que à distância?

    Interessa-me muito isso´, só que não tenho como ir até o lugar.


    Obrigada
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana
      Apenas agora me dei conta de seu comentário, por isso não respondi antes.
      Vou ver com os professores o q é possível fazer.
      No próximo mês de março iniciaremos nova turma aos sábados pela manhã.
      Continue em contato com a gente.
      Pode escrever meu e-mail: paradafilho@gmail.com
      Um abço,
      Carlos Parada.

      Excluir
  12. Professor Carlos,
    Gostaria de saber se para o ano de 2013, haverá uma nova turma de extensão do curso Educação e Espiritualidade? Caso exista esta possibilidade, por favor me informe via e-mail sobre os procedimentos de inscrição, pois tenho grande interesse em realizar este curso.
    Att.
    Alexandra.

    ResponderExcluir
  13. Olá Alexandra
    Minhas desculpas por não ter respondido antes. É que eu não tinha me dado conta desta tua solicitação.
    Bom, em março de 2013 iniciaremos uma nova turma, aos sábados, das 8 às 12 horas.
    Será uma alegria ter vc participando.
    Um abço,
    Carlos Parada.

    ResponderExcluir